Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdos > Central de Publicações > Coleção de Publicações

Coleção de Publicações

1 - O Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz
Publicação da ANA sobre o comitê de bacia hidrográfica com apresentação do contexto histórico da criação dos comitês, as atribuições, como e por que criá-los e as diferenças quando comparados a outros colegiados.
2 - O comitê de bacia hidrográfica: prática e procedimento
Publicação da ANA que apresenta as práticas para orientar o funcionamento dos comitês de bacias, mostrando a estrutura organizacional, o papel de cada um dos elementos constituintes (plenário, diretoria, secretário, câmaras técnicas, grupos de trabalho, etc...), exemplos de documentos e informações úteis para o funcionamento do comitê.
3 - Alternativas organizacionais para gestão de recursos hídricos
Publicação da ANA que apresenta exemplos exitosos de gestão de águas em escalas locais, passando por instâncias de gestão de águas subterrâneas e de águas em unidades de conservação ambiental, chegando até aos complexos arranjos institucionais de gerenciamento de águas de bacias transfronteiriças.
4 - Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
Publicação da ANA que aborda a outorga de direito de uso de recursos hídricos, apresentando um breve histórico do instrumento, seus aspectos legais, outorga para as diversas finalidades de uso, entre outros. Além disso, discorre sobre aspectos da fiscalização e do cadastro de usuários de recursos hídricos.
5 - Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água
Publicação da ANA que descreve os plano de recursos hídricos e o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes, mostrando o que são, qual a importância, e como construir esses instrumentos.
6 - Cobrança pelo uso de recursos hídricos
Publicação da ANA que discorre sobre a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a importância do instrumento, passos para sua implementação, mecanismos e valores, além de experiências brasileiras na implementação desse instrumento.
7 - Folheto informativo sobre a Base Hidrográfica Ottocodificada.
Publicação da ANA sobre a base hidrográfica ottocodificada, importante recurso do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
8 - Panorama da qualidade das águas superficiais do Brasil
Publicação da ANA que traz um panorama da qualidade das águas superficiais do Brasil.
9 - Atlas Brasil: abastecimento urbano de água
Publicação da ANA que mostra um panorama nacional dos sistemas de abastecimento urbano de água elaborado pela Agência Nacional de Águas.
10 - Agência de água: o que é, o que faz e como funciona
Publicação da ANA que trata da Agência de Água ou Agência de Bacia. São apresentados: suas competências, os pré-requisitos para a criação, os possíveis arranjos institucionais para a constituição, o contrato de gestão na política de recursos hídricos e demais temas afins.
11 - Plano de recursos hídricos e do enquadramento dos corpos hídricos superficiais da bacia hidrográfica do rio Paranaíba
Publicação do PRH Paranaíba o qual se concentra na definição dos objetivos e das metas a serem alcançadas em relação à quantidade e qualidade das águas, bem como no estabelecimento das diretrizes que orientam a aplicação dos instrumentos de gestão em recursos hídricos. Nesta perspectiva, identifica ações, que são escalonadas no tempo e no espaço, e avalia custos associados e as fontes para orientar o modelo de gerenciamento integrado de recursos hídricos da bacia sob a ótica do desenvolvimento sustentável.
12 - Legislação de recursos hídricos no Brasil com foco na fiscalização dos usos
Publicação da ANA que faz uma compilação da legislação de recursos hídricos no País, com base em consulta realizada aos atos legais disponíveis nos Estados, considerando leis, decretos, resoluções, portarias, entre outros. Ao analisar os atos legais estaduais, são apresentados os principais atos existentes e suas particularidades no que se refere aos aspectos de fiscalização.
13 - Catálogo de metadados geoespaciais
Publicação na forma de folder explicativo sobre metadados e o aplicativo GeoNetwork.
14 - Base hidrográfica ottocodificada
Publicação da ANA na forma de folheto informativo sobre a base hidrográfica ottocodificada, importante recurso do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
15 - Levantamento da agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil - 2014
Publicação da ANA que apresenta dados sobre a identificação do número de equipamentos e das áreas equipadas por pivôs centrais no País, utilizando imagens de satélite de alta e média resolução espacial.
16 - Contas Econômicas Ambientais da Água no Brasil
Esta publicação se insere no contexto da produção e disseminação de informações referentes ao balanço entre disponibilidades de recursos hídricos e demandas de água dos setores da economia em escala nacional segundo a metodologia padronizada da Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) “SEEA-Water” (do inglês System of Environmental-Economic Accounts for Water).
17 - Environmental-Economic Accounting For Water in Brazil
The publication are considered in the context of production and dissemination of information related to the balance between water resources availability and water demands from the economic sectors at a national scale, according to the standardized methodology designed by the SEEA-Water (System of Environmental-Economic Accounting for Water) of the United Nations Statistics Division (UNSD).
Arquivo PDF document18 - Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil
O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros, acompanhando a evolução da malha territorial desde 1931 (1.365 municípios) até a atualidade (5.570 municípios).
Arquivo PDF document19 - ODS 6 en Brasil - Opinión de ANA sobre los indicadores
En este documento, ANA presenta su contribución al proceso de monitoreo de los 8 objetivos del ODS 6, en base a la información producida y sistematizada para calcular los indicadores, en asociación con diversas instituciones.
Arquivo PDF document19 - ODS 6 in Brazil - ANA's view on indicators
In this document, the ANA presents its contribution to the process of monitoring the 8 goals of ODS 6, based on information produced and systematized to calculate the indicators, in partnership with various institutions.
19 - ODS 6 no Brasil - Visão da ANA sobre os indicadores
Neste documento, a ANA apresenta a sua contribuição ao processo de monitoramento das 8 metas do ODS 6, com base em informações produzidas e sistematizadas para cálculo dos indicadores, em parceria com diversas instituições.
Arquivo20 - Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais - 2019
Arquivo PDF document21 - Levantamento da Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada no Brasil
o Levantamento da Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada no Brasil como parte dos esforços de produção e de disseminação de informações sobre irrigação e fertirrigação, com vistas à maior qualifi cação das tomadas de decisão, especialmente no que diz respeito à segurança hídrica da agricultura e dos demais usos compartilhados da água. O estudo é também parte da atualização do Atlas Irrigação: uso da água na agricultura irrigada.
Arquivo PDF document22 - Coeficientes Técnicos de Uso da Água para Agricultura Irrigada
O estudo Coeficientes Técnicos de Uso da Água para a Agricultura Irrigada valores de referência com grande relevância para o planejamento e a gestão da agricultura irrigada. Os indicadores de uso da água - mensais, por cultura e município - para todo o Brasil são resultado de milhões de simulações com dados climáticos e parâmetros técnicos detalhados ao longo dessa publicação. Os resultados estão acessíveis no portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
Arquivo PDF document24 - Uso da Água na Agricultura de Sequeiro no Brasil (2013 - 2017)
O estudo sobre o Uso da Água na Agricultura de Sequeiro no Brasil (2013-2017) apresenta informações estratégicas para o planejamento e a gestão setorial e dos recursos hídricos, além de subsidiar a revisão, regionalização e ampliação das Contas Econômicas Ambientais da Água (CEAA) no Brasil.
Arquivo PDF document25 - Atualização da Base de Dados de Estações de Tratamento de Esgotos no Brasil
Arquivo PDF documentRevisão Plano de Ações do PRH PPA